Pós-graduação on-line em Gestão Pública

A pós-graduação em Gestão Pública da FECAP lhe dará as ferramentas necessárias para atuar no setor público com conhecimento profundo dos seus processos e uma qualificação adicional.
Com essa pós em Gestão Pública, você terá os meios para aumentar a sua produtividade e fazer a diferença no primeiro setor. Dessa forma, você terá maior possibilidade de evolução no cargo escolhido.
Quer saber mais informações?
Tempo de duração

12 meses

Carga horária
360 horas

Data de início

17 de outubro
Infraestrutura
Tenha acesso a toda infraestrutura da FECAP
O estado brasileiro, em todo o seu escopo, oferece cada vez mais complexidades que exigem soluções ágeis e contemporâneas. Questões como acesso à moradia, saneamento, saúde, transporte e outras necessidades humanas não podem esperar, pois todos merecem e necessitam desses serviços.

Você, na cadeira de servidor público ou pessoa jurídica que atenda ao primeiro setor, precisa estar preparado para lidar com todos esses desafios, sem perder de vista os processos exigidos dentro do sistema público.

Pensando nisso a FECAP reuniu os melhores profissionais do mercado para lhe ajudar a desenvolver as principais práticas de Gestão Pública.
Garantir ao servidor público a excelência em suas atividades diárias que demandam tomadas de decisões, tendo como base aspectos de ética, governança, finanças, contabilidade e orçamento das instituições do primeiro setor.
1 - Direito Administrativo Direito Constitucional e Ética.
2 - Planejamento Orçamentário Governamental.
3 - Planejamento Estratégico Público.
4 - Processos Licitatórios.
5 - Transparência e Governança na Gestão Pública.
6 - Finanças Públicas.
7 - Contabilidade Pública.
8 - Sustentabilidade e Desempenho na Gestão Pública.
9 - Gestão de Riscos e Controles Internos.
10 - Governança em Regimes Próprios de Previdência Social.
11 - Liderança e Gestão de Pessoas.
12 - Gestão de Projetos.

Diferenciais FECAP

 

Professores de Alto Nível

O corpo docente da FECAP alia formação acadêmica de excelência e relevante experiência profissional – 98% do corpo docente é formado por mestres ou doutores e, anualmente, são oferecidos inúmeros cursos através do Programa de Qualificação Docente para capacitação dos professores.

 

Suporte Vitalício

Na FECAP a parceria é para a vida toda. Ex-alunos podem utilizar a infraestrutura da instituição e obter descontos especiais em outras especializações.

 

Excelência e Tradição

Tradição e excelência educacional são as expressões que definem a FECAP. São 110 anos de atuação na área de negócios com os melhores profissionais do mercado. No setor público, a FECAP também tem uma tradição de destaque, oferecendo pós-graduações há mais de 20 anos.

 

Benefícios aos Familiares

Familiares dos alunos da FECAP têm acesso a bolsas de estudo, a biblioteca, a palestras e a eventos culturais promovidos pela fundação.

Ambiente digital

Conheça o Ambiente Virtual de Ensino da FECAP abaixo:

FAQ

A FECAP é uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e portanto, está apta a ofertar cursos de graduação e pós-graduação como o caso dos cursos de gestão pública.

Para obter mais informações sobre o curso, o interessado deverá preencher o formulário que se encontra no topo da página. Também é possível através do número (11) 3375-0044 (Telefone) ou pelo número (11) 97121-1053 (Whatsapp). Depois de receber o contato, o interessado poderá analisar a proposta e optar pelo ingresso. Por fim, deverá enviar seus dados pessoais para que o boleto seja gerado e possa efetuar o pagamento.
A forma de pagamento disponível para a o curso de gestão pública é no boleto. Para gerar o boleto, é necessário que o interessado encaminhe ao consultor: nome completo, RG, CPF, Data de nascimento, Telefone e Endereço.
É necessário o envio dos seguintes documentos digitalizados: RG, CPF, Comprovante de Residência, Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso e Currículo atualizado.
As avaliações da pós-graduação em gestão pública acontecem a cada 4 meses, de forma online.
Sim, alunos ou ex-alunos de graduação ou pós-graduação da FECAP possuem 20% de desconto no valor do curso.

Conheça mais sobre a FECAP

Com 116 anos de história, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida como referência nacional em educação na área de negócios.

A instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos, estando presente nas mais diferentes etapas do desenvolvimento profissional de um indivíduo – iniciando pelo ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue) e passando pela oferta de cursos de graduação, Pós-Graduação, MBA, mestrado, extensão e cursos corporativos.

As atividades presenciais ocorrem na cidade de São Paulo, nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade. A partir de 2018, a FECAP passou a também disponibilizar na versão online um dos seus programas de formação executiva mais concorridos, o de controladoria.

Com vocação inclusiva e de desenvolvimento humano, a instituição se propõe a transformar a sociedade por meio do desenvolvimento de profissionais competentes e conscientes, colaborando de forma direta para um Brasil melhor.

Em 2015, comprovou novamente a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, em âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

O que é Gestão Pública?

É a gestão voltada para a administração de instituições governamentais federais, estaduais e municipais. Durante a sua formação, um gestor público desenvolverá suas habilidades e conhecimentos específicos de gerência de recursos e projetos, aprenderá a coordenar os órgãos e entidades públicas e prezar sempre pelos interesses e benefícios para com a sociedade.
Sabendo disso, é fato que toda organização, privada ou pública, precisa de um profissional com esse gabarito. Alguém que não só coordene, mas também defina estratégias dentro da organização. Em órgãos públicos, quem faz isso é o Gestor Público. Seu trabalho consiste na aplicação de teorias administrativas no gerenciamento das instituições do governo, levando em contas as legislações especificas e as técnicas modernas de gestão pública.

Quais são os temas tratados na pós de gestão pública?

Antes de ingressar em um curso de pós-graduação, é preciso conhecer os conteúdos abordados durante o programa e ver quais são as opções que se encaixam no seus objetivos profissionais.

 O público-alvo das instituições são os servidores públicos e pessoas jurídicas que fizeram graduação de áreas correlatas em Gestão Pública, como Direito, Administração, Ciência Política, Economia. Veja abaixo:

Liderança e gestão de pessoas

Na gestão pública, ser um bom líder é conseguir enfrentar as adversidades que as organizações sofrem e ainda prestar à sociedade serviços de qualidade. Nesse âmbito, a qualificação dos profissionais dirigentes é o caminho a ser tomado.

Os profissionais precisam ter qualidades de liderança e conseguir atender toda a demanda administrativa, além de serem bons comunicadores, proativos e motivadores.

Gestão de projeto

A necessidade de criar processos capazes de atender as demandas de uma instituição pública consiste na busca por ferramentas adequadas para melhorar os resultados. O gerenciamento de projetos no setor público tem que estar alinhado com a ideia de oferecer serviços de qualidade, independente da instância governamental.

Padrões Internacionais de Contabilidade Pública - IPSAS

As normas internacionais de contabilidade para o setor público são chamadas de IPSAS, sigla para International Public Sector Accounting Standards. Elas representam um conjunto de normas contábeis, para utilização, por entidades do setor público em todo o mundo na preparação das demonstrações financeiras.

As três partes

As auditorias do setor público envolvem pelo menos três partes distintas: o auditor, uma parte responsável e os usuários previstos.

Auditor: o papel é desempenhado pelo titular das EFS (Entidades Fiscalizadoras Superiores) e pelas pessoas a quem é atribuída a tarefa de conduzir auditorias.

Parte responsável: são os responsáveis da elaboração da informação sobre o objeto, da sua gestão e das recomendações acerca do objeto. Podem ser pessoas ou organizações.

Usuários previstos: são as pessoas, organizações e grupos para quem o auditor elabora relatório de auditorias. Podem ser órgãos legislativos ou de controle, responsáveis pela governança ou o público em geral.

Auditoria Governamental

É uma técnica que visa analisar se os atos administrativos estão correspondendo com os critérios preestabelecidos, seguindo procedimentos específicos. Divide-se em alguns tópicos, entre eles: Auditoria Financeira, Auditoria de Conformidade e Auditoria de Desempenho.

Auditoria Financeira (ou Contábil)

Sua principal função é determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura do relatório financeiro e o marco regulatório definido. Ou seja, o auditor reúne evidências suficientes e apropriadas que permitem expressar uma opinião sobre informações financeiras e verifica se não há irregularidades.

Auditoria de Desempenho: Controles Internos

A auditoria de desempenho tem como função a verificação da legalidade de atos de natureza contábil, financeira, patrimonial e orçamentária praticada pelos órgãos e das entidades públicas.

O controle interno é conhecido também como autocontrole, pois a própria Administração realiza a verificação e revisa os seus atos administrativos, focando nos princípios da legalidade, economicidade, eficiência e supremacia dos interesses públicos.

Auditoria de Conformidade: Controles Externos

As auditorias de conformidade acontecem para avaliar se as atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos, as normas que regem a entidade auditada. A legalidade é o foco principal da auditoria de conformidade.

Os controles externos são definidos como um conjunto de ações de controle desenvolvidas por uma estrutura diferente, que tem procedimentos, atividades e recursos próprios que visa a fiscalização, verificação e correção de atos.

As auditorias governamentais ainda podem ser executadas das seguintes maneiras:

Direta: são executadas diretamente por servidores que trabalham nas unidades que fazem parte do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Centralizada: são desempenhadas exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Descentralizada: são desempenhadas exclusivamente por servidores em exercício nas unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Integrada: é realizada em conjunto por servidores do quadro ou temporários em exercício não lotados em órgãos, mas que direta ou indiretamente, estão ligados ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal desempenhando atividades de auditoria em quaisquer instituições da

Administração Pública Federal ou entidades privadas.

Indireta: diz respeito às atividades de auditoria que são realizadas por servidores que não estão lotados em órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo. Podem ser: compartilhada e terceirizada. Compartilhada é quando a coordenação é feita por órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de instituições públicas ou privadas. Terceirizada acontece quando empresas privadas realizam os processos de auditoria.

Lei de Acesso à Informação (LAI)

Regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 2012 e a partir da criação de mecanismos, possibilitou o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar os motivos da solicitação.

A lei vale para os três poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Além desses órgãos, as entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a fornecer as informações que referem-se aos recursos públicos recebidos.

Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

É um código de conduta para os administradores públicos de todo o país. A lei fixa limites para despesas com pessoal, para dívida pública e ainda determina a criação de metas para controlar as despesas e receitas.

A LRF tem por objetivo melhorar a administração das contas públicas. Os governantes têm o compromisso com o orçamento e com as metas que devem ser apresentadas ao Poder Legislativo.

Apresentamos alguns dos principais temas em auditoria pública! O processo de auditoria é de suma importância, visto que estamos falando sobre organizações públicas, fazer uma avaliação nas áreas de gestão desse setor é uma das formas de combater ilegalidades nos processos administrativos.

Compreender o funcionamento da máquina pública é essencial para quem está se preparando para ingressar nesse setor, além de conhecer o funcionamento da auditoria pública conheça também quais são os processos envolvidos na controladoria pública!

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