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AULAS 100% ONLINE

Pós-graduação
on-line em

Gestão Pública

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Gestão Pública

A pós-graduação em Gestão Pública da FECAP lhe dará as ferramentas necessárias para atuar no setor público com conhecimento profundo dos seus processos e uma qualificação adicional.

Com essa pós em Gestão Pública, você terá os meios para aumentar a sua produtividade e fazer a diferença no primeiro setor. Dessa forma, você terá maior possibilidade de evolução no cargo escolhido.

Tempo de duração

12 meses

Data de início

22 de Agosto de 2020

Carga horária

360 horas

Infraestrutura

Tenha acesso a toda
infraestrutura da FECAP

Objetivo do curso

Garantir ao servidor público a excelência em suas atividades diárias que demandam tomadas de decisões, tendo como base aspectos de ética, governança, finanças, contabilidade e orçamento das instituições do primeiro setor.

Disciplinas

  1. Direito Administrativo Direito Constitucional e Ética.
  2. Planejamento Orçamentário Governamental.
  3. Planejamento Estratégico Público.
  4. Processos Licitatórios. 
  5. Transparência e Governança na Gestão Pública. 
  6. Finanças Públicas.
  7. Contabilidade Pública.
  8. Sustentabilidade e Desempenho na Gestão Pública.
  9. Gestão de Riscos e Controles Internos. 
  10. Governança em Regimes Próprios de Previdência Social. 
  11. Liderança e Gestão de Pessoas. 
  12. Gestão de Projetos.

Por que fazer este curso de Gestão Pública?

O estado brasileiro, em todo o seu escopo, oferece cada vez mais complexidades que exigem soluções ágeis e contemporâneas. Questões como acesso à moradia, saneamento, saúde, transporte e outras necessidades humanas não podem esperar, pois todos merecem e necessitam desses serviços.

Você, na cadeira de servidor público ou pessoa jurídica que atenda ao primeiro setor, precisa estar preparado para lidar com todos esses desafios, sem perder de vista os processos exigidos dentro do sistema público.

Pensando nisso a FECAP reuniu os melhores profissionais do mercado para lhe ajudar a desenvolver as principais práticas de Gestão Pública.

O que é Gestão Pública?

É a gestão voltada para a administração de instituições governamentais federais, estaduais e municipais. Durante a sua formação, um gestor público desenvolverá suas habilidades e conhecimentos específicos de gerência de recursos e projetos, aprenderá a coordenar os órgãos e entidades públicas e prezar sempre pelos interesses e benefícios para com a sociedade.

Sabendo disso, é fato que toda organização, privada ou pública, precisa de um profissional com esse gabarito. Alguém que não só coordene, mas também defina estratégias dentro da organização. Em órgãos públicos, quem faz isso é o Gestor Público. Seu trabalho consiste na aplicação de teorias administrativas no gerenciamento das instituições do governo, levando em contas as legislações especificas e as técnicas modernas de gestão pública.

Diferenciais FECAP

Professores de Alto Nível

O corpo docente da FECAP alia formação acadêmica de excelência e relevante experiência profissional – 98% do corpo docente é formado por mestres ou doutores e, anualmente, são oferecidos inúmeros cursos através do Programa de Qualificação Docente para capacitação dos professores.

Suporte Vitalício

Na FECAP a parceria é para a vida toda. Ex-alunos podem utilizar a infraestrutura da instituição e obter descontos especiais em outras especializações.

Excelência e Tradição

Tradição e excelência educacional são as expressões que definem a FECAP. São 110 anos de atuação na área de negócios com os melhores profissionais do mercado. No setor público, a FECAP também tem uma tradição de destaque, oferecendo pós-graduações há mais de 20 anos.

Benefícios aos Familiares

Familiares dos alunos da FECAP têm acesso a bolsas de estudo, a biblioteca, a palestras e a eventos culturais promovidos pela fundação.

FAQ

A FECAP é uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e portanto, está apta a ofertar cursos de graduação e pós-graduação como o curso de gestão pública.

Para obter mais informações sobre o curso, o interessado poderá preencher o formulário que se encontra no topo da página. Também é possível através do número (11) 3375-0044 (Telefone) ou pelo número (11) 97121-1053 (Whatsapp). Depois de receber o contato, o interessado poderá analisar a proposta e optar pelo ingresso. Por fim, deverá enviar seus dados pessoais para que o boleto seja gerado e possa efetuar o pagamento.

A forma de pagamento disponível para a pós-graduação em Gestão Pública é no boleto. Para gerar o boleto, é necessário que o interessado encaminhe ao consultor: nome completo, RG, CPF, Data de nascimento, Telefone e Endereço.

É essencial o envio dos seguintes documentos digitalizados para realizar a matrícula: RG, CPF, Comprovante de Residência, Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso e Currículo atualizado.

As avaliações da pós em gestão pública acontecem a cada 4 meses, de forma presencial, no polo da FECAP (localizado no bairro da Liberdade) ou em um dos polos parceiros da FECAP espalhados pelo Brasil.

Sim, alunos ou ex-alunos de graduação ou pós-graduação da FECAP possuem 20% de desconto no valor do curso.

O TCC não é obrigatório no curso de gestão pública EAD.

Conheça mais sobre a FECAP

Com 116 anos de história, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida como referência nacional em educação na área de negócios.

A instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos, estando presente nas mais diferentes etapas do desenvolvimento profissional de um indivíduo – iniciando pelo ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue) e passando pela oferta de cursos de graduação, Pós-Graduação, MBA, mestrado, extensão e cursos corporativos.
As atividades presenciais ocorrem na cidade de São Paulo, nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade. A partir de 2018, a FECAP passou a também disponibilizar na versão online um dos seus programas de formação executiva mais concorridos, o de controladoria.

Com vocação inclusiva e de desenvolvimento humano, a instituição se propõe a transformar a sociedade por meio do desenvolvimento de profissionais competentes e conscientes, colaborando de forma direta para um Brasil melhor.

Em 2015, comprovou novamente a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, em âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

Quais são os temas tratados na pós de gestão pública?

Antes de ingressar em um curso de pós-graduação, é preciso conhecer os conteúdos abordados durante o programa e ver quais são as opções que se encaixam no seus objetivos profissionais. O público-alvo das instituições são os servidores públicos e pessoas jurídicas que fizeram graduação de áreas correlatas em Gestão Pública, como Direito, Administração, Ciência Política, Economia. Veja abaixo:

Liderança e gestão de pessoas

Na gestão pública, ser um bom líder é conseguir enfrentar as adversidades que as organizações sofrem e ainda prestar à sociedade serviços de qualidade. Nesse âmbito, a qualificação dos profissionais dirigentes é o caminho a ser tomado.

Os profissionais precisam ter qualidades de liderança e conseguir atender toda a demanda administrativa, além de serem bons comunicadores, proativos e motivadores.

Gestão de projeto

A necessidade de criar processos capazes de atender as demandas de uma instituição pública consiste na busca por ferramentas adequadas para melhorar os resultados. O gerenciamento de projetos no setor público tem que estar alinhado com a ideia de oferecer serviços de qualidade, independente da instância governamental.

Gestão de riscos e controles internos

Os controles internos são conjuntos de atividades, planos, métodos, indicadores e procedimentos interligados para assegurar a conformidade dos atos de gestão e para que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcançados. Alguns órgãos de controle interno são: Auditoria Interna, Controladoria, Secretaria de Controle Interno, Órgão Central do Sistema de Controle Interno, Secretaria Federal de Controle.

Direito administrativo, Direito Constitucional e Ética

Direito administrativo: ramo do direito público, responsável pelos princípios e normas que regulam a administração pública e abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas na obtenção dos interesses públicos. Tem como objeto a análise dos procedimentos para o cumprimento das tarefas do Poder Público.

Direito constitucional: é o ramo que se dedica a analisar e interpretar as normas constitucionais, consideradas Leis Supremas de um Estado soberano. O profissional vai estar em contato direto com as questões de interesse público e conhecer as leis permite a execução das tarefas da melhor maneira.

Ética: compreender os fundamentos básicos éticos e morais do ser humano, ter noções do que é senso comum e como contextualizá-lo são alguns dos conteúdos apresentados no decorrer da pós-graduação.

Sustentabilidade e Desempenho na Gestão Pública

Prover ao servidor o senso crítico, a partir da utilização de práticas sustentáveis, na gestão das organizações públicas. Medir o desempenho da eficiência operacional é fundamental para que os gestores sejam capazes de fazer planejamentos, além de monitorar a execução dos contratos.

Transparência e Governança na Gestão Pública

A governança se consolidou como o estabelecimento de estratégias e o aperfeiçoamento constante dos meios de controle. Cabe ao gestor a busca pelo interesse público, pela racionalização dos gastos, pelo equilíbrio fiscal e pela eficiente aplicação dos recursos públicos em benefício dos cidadãos.

A transparência pública ganhou um incentivo com a criação da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 2011. Os órgãos passaram a publicar os dados de forma clara e organizada em portais onlines com acesso garantido a todos os cidadãos.

Planejamento Estratégico Público

A natureza do planejamento estratégico é permitir a qualquer organização, seja ela pública ou privada, a realização de escolhas, enfocando esforços e recursos para sua implementação. No setor público, algumas dessas escolhas são previamente estabelecidas na definição da missão – a razão de ser da organização. Isso garante foco na prestação de serviços à sociedade.

Planejamento Orçamentário Governamental

O planejamento orçamentário brasileiro foi definido na Constituição Federal de 1988 e é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA. Na pós-graduação, você irá conhecer sobre como funciona cada um desses instrumentos.

Processos Licitatórios

É um processo administrativo, no qual a administração seleciona a proposta mais vantajosa, e com a melhor qualidade possível para a contratação de uma obra, de um serviço, da compra de um produto ou locação. Podem ser contratadas pelo governo federal, estadual e municipal.

Finanças Públicas

Compreende as informações sobre execução orçamentária das administrações públicas federal, estadual, municipal e os resultados das empresas públicas, com detalhamento de contas de receita e despesa, fluxos de caixa, ativo e passivo, entre outros aspectos.

Contabilidade Pública

Corresponde a uma especialidade da contabilidade, que baseada em normas próprias está voltada ao registro, controle e à avaliação do patrimônio público e suas respectivas variações. Sua área de ação corresponde aos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

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