Pós-graduação on-line em Controladoria Pública

A pós-graduação em Controladoria Pública da FECAP lhe dará as ferramentas necessárias para atuar no setor público com conhecimento profundo dos seus processos e uma qualificação adicional.

Com essa pós, você terá os meios para aumentar a sua produtividade e fazer a diferença no primeiro setor. Dessa forma, você terá maior possibilidade de evolução no cargo escolhido.

Quer saber mais informações?

Tempo de duração

12 meses

Carga horária

360 horas

Data de início

Abril de 2020

Infraestrutura

Tenha acesso a toda infraestrutura da FECAP

  • Por que fazer este curso?

    O estado brasileiro, em todo o seu escopo, oferece cada vez mais complexidades que exigem soluções ágeis e contemporâneas. Questões como acesso à moradia, saneamento, saúde, transporte e outras necessidades humanas não podem esperar, pois todos merecem e necessitam desses serviços.

    Você, na cadeira de servidor público ou pessoa jurídica que atenda ao primeiro setor, precisa estar preparado para lidar com todos esses desafios, sem perder de vista os processos exigidos dentro do sistema público.

    Pensando nisso a FECAP reuniu os melhores profissionais do mercado para lhe ajudar a desenvolver as principais práticas de Gestão Pública.

  • Objetivo do curso

    Oferecer ao gestor público, ou àquele que interage com o setor público a especialidade na controladoria, enfatizando aspectos de ética, governança, finanças, contabilidade e orçamente das instituições governamentais.

  • Disciplinas

    01 - Direito Administrativo, Direito Constitucional e Ética.
    02 - Planejamento Orçamentário Governamental.
    03 - Planejamento Estratégico Público.
    04 - Processos Licitatórios.
    05 - Transparência e Governança na Gestão Pública.
    06 - Finanças Públicas.
    07 - Contabilidade Pública.
    08 - Padrões Internacionais de Contabilidade Pública – IPSAS.
    09 - Gestão de Riscos e Controles Internos.
    10 - Custos nas Entidades Públicas.
    11 - Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social.
    12 - Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público.

Você sabe o que é controladoria pública?

Reunimos as informações mais importantes sobre controladoria pública e sua atuação. Você irá conhecer um pouco mais sobre os órgãos responsáveis, o portal da transparência e as leis específicas.

O que é controladoria

A controladoria desempenha um papel importante no dia-a-dia das instituições.  Tem como principais funções auxiliar na definição de estratégias e objetivos, na elaboração do orçamento, de normas, do planejamento, da implementação e/ou implantação dos modelos de decisão, gestão e informação.

Órgãos responsáveis

Controladoria-Geral da União (CGU) é órgão responsável pelo controle interno do Governo Federal e realiza atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incentivo da transparência da gestão por meio de ações de auditoria pública, de ouvidoria e prevenção e combate à corrupção.

Controladoria Geral do Estado (CGE) é um órgão autônomo vinculado diretamente com a Governadoria. Instituição permanente e essencial ao controle interno do Poder Executivo Estadual. A principal função é assistir diretamente o governador no que diz respeito às suas atribuições, ao controle interno, auditoria pública, acesso à informação, entre outros.

Controladoria Geral Municipal (CGM), assim como a CGU e o CGE, é um órgão responsável por atuar na prevenção e combate à corrupção na gestão municipal. Para promover a participação social e transparência, visando assim contribuir para a melhora nos serviços públicos.

Portal da Transparência

Criado em 2004 pelo Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União (CGU), o Portal é um site de acesso livre para o cidadão encontrar informações sobre a utilização do dinheiro público e assuntos relacionados à gestão pública.

A CGU é encarregada de reunir as informações enviadas pelos órgãos responsáveis e disponibilizá-las na ferramenta. Esses dados estão disponíveis na forma de painéis, consultas detalhadas, gráficos.

Para acessar não é necessário usuário nem senha, é permitido a qualquer pessoa navegar no site, visualizar e utilizar as informações disponíveis da maneira que desejar.

Além da criação de órgãos responsáveis nos âmbitos federal, estadual e municipal, outras formas de permitir o diálogo entre cidadão e a Administração Pública, são as ouvidorias. Mas afinal o que são ouvidorias?

Ouvidorias

Uma ouvidoria pública é o canal que permite ao cidadão dialogar com órgãos e entidades do Poder Público. É responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, sugestões e solicitações de informações da sociedade.

A Ouvidoria-Geral da União (OGU) é encarregada das informações que dizem respeito aos órgãos do Poder Executivo Federal, sendo parte de suas responsabilidades a promoção da participação social e o incentivo a mediação dos conflitos.

O e-OUV (Sistemas de Ouvidorias do Poder Executivo Federal) é a plataforma criada pelo governo para que os cidadãos possam realizar uma manifestação a respeito do funcionamento de um órgão público federal.

Estados e municípios também possuem seus sistemas de ouvidoria próprios. Cabe a cada um deles oferecer esses canais de acesso entre a sociedade e a Administração Pública em seus sites com números de telefone e as informações necessárias para que a população registre suas reclamações ou denúncias.

Gestão de Riscos e Controles Internos

São os conjuntos de atividades, métodos, planos e procedimentos interligados que utilizados visam garantir a conformidade dos órgãos da gestão. Dessa maneira, os controles internos são implementados para gerenciar os riscos. Em outras palavras, é ter uma atuação preventiva e proativa da gestão.

Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO

Estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Fixa os recursos que o governo pretende economizar; define regras, proibições e limites para as despesas dos Poderes; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; regulamenta as transferências a entes públicos e privados.

Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social

Regime Próprio de Previdência Social é um sistema previdenciário, estabelecido no âmbito de cada ente federativo (subdivisão administrativa), que assegura, por lei, a todos os servidores titulares de cargo efetivo, pelo menos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte previstos em artigo da Constituição.

Equilíbrio financeiro é a garantia que as despesas de um exercício serão financiadas pelas receitas deste mesmo exercício. É um fator necessário para o RPPS atingir, visando garantir que não ocorrerão déficits a curto prazo.

Equilíbrio atuarial é a garantia de cobertura das despesas previdenciárias a partir das receitas previdenciárias. É uma garantia a longo prazo.

Custos das Entidades Públicas

A gestão de custos significa administrar, gerenciar, tomar conta dos custos. É um elemento decisivo no processo chamado accountability, que refere-se à responsabilidade dos órgãos administrativos ou entes, em prestar contas das suas decisões e aplicações de recursos.

A melhoria nesse processo é sinal de maior transparência e permite a sociedade compreender de fato como está sendo feita a utilização dos recursos públicos.

Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público

Representam o conjunto consolidado e sintetizado das informações econômicas, orçamentárias, financeiras e patrimoniais da entidade pública. Tem o objetivo de retratar a saúde financeira por meio de relatórios de saídas.

Desvendamos alguns dos temas mais importantes de controladoria pública! Compreendemos a importância de existir um órgão responsável na promoção da transparência na gestão pública e ao combate à corrupção.

Por meio de normas, os órgãos responsáveis por realizar o controle interno conseguem analisar e executar medidas que visam a prática de uma melhor gestão pública para garantir o cumprimento das regras preestabelecidas.

Além de conhecer os conceitos fundamentais de controladoria pública, vale a pena dar uma conferida nos principais temas da gestão pública!

Diferenciais FECAP

 

Professores de Alto Nível

O corpo docente da FECAP alia formação acadêmica de excelência e relevante experiência profissional – 98% do corpo docente é formado por mestres ou doutores e, anualmente, são oferecidos inúmeros cursos através do Programa de Qualificação Docente para capacitação dos professores.

 

Suporte Vitalício

Na FECAP a parceria é para a vida toda. Ex-alunos podem utilizar a infraestrutura da instituição e obter descontos especiais em outras especializações.

 

Excelência e Tradição

Tradição e excelência educacional são as expressões que definem a FECAP. São 110 anos de atuação na área de negócios com os melhores profissionais do mercado. No setor público, a FECAP também tem uma tradição de destaque, oferecendo pós-graduações há mais de 20 anos.

 

Benefícios aos Familiares

Familiares dos alunos da FECAP têm acesso a bolsas de estudo, a biblioteca, a palestras e a eventos culturais promovidos pela fundação.

Conheça mais sobre a FECAP

Com 116 anos de história, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida como referência nacional em educação na área de negócios.

A instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos, estando presente nas mais diferentes etapas do desenvolvimento profissional de um indivíduo – iniciando pelo ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue) e passando pela oferta de cursos de graduação, Pós-Graduação, MBA, mestrado, extensão e cursos corporativos.

As atividades presenciais ocorrem na cidade de São Paulo, nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade. A partir de 2018, a FECAP passou a também disponibilizar na versão online um dos seus programas de formação executiva mais concorridos, o de controladoria.

Com vocação inclusiva e de desenvolvimento humano, a instituição se propõe a transformar a sociedade por meio do desenvolvimento de profissionais competentes e conscientes, colaborando de forma direta para um Brasil melhor.

Em 2015, comprovou novamente a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, em âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

  • Telefone: (11) 3375-0044
  • E-mail: gestaopublica@fecap.br
  • Whatsapp: (11) 97121-1053
Call Now ButtonWhatsapp